-
Arquitetos: META architectuurbureau, van Bergen Kolpa architects
- Área: 9500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Filip Dujardin, Filippo Rossi
-
Fabricantes: Boal, Vetrasol, Zoontjes Beton
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estufa elevada Agrotopia é o maior centro de pesquisa da Europa para a produção de alimentos urbanos. Com suas fachadas de vidro facetado, escada de acesso monumental e sobreposição de funções, Agrotopia oferece uma fachada arquitetônica marcante à horticultura na cobertura da cidade.
O edifício inovador é um exemplo para a futura produção de alimentos na cidade, uso intensivo do espaço, energia circular e uso de água, tornando a horticultura de estufa mais sustentável. A Agrotopia foi construída na cobertura da cooperativa de hortaliças e frutas REO, na estrada circular de Roeselare; no coração logístico da Flandres Ocidental para frutas e hortaliças. Com uma vista espetacular da área mais ampla da cidade, a horticultura urbana nas coberturas industriais ocupa um lugar de destaque na linha do horizonte de Roeselare.
Construção para pesquisa e educação. O prédio de 9.500 m² abriga as instalações de pesquisa de alta tecnologia para o cultivo de frutas e legumes, rodeado por um percurso educacional para o público. O acesso com escadas largas leva à praça de Horticultura Urbana com instalações para visitantes no coração do edifício. Na estufa da fachada localizada na estrada circular, um trecho com pé direito duplo foi dedicado ao cultivo vertical inovador.
A base da estufa de pé-direito duplo é usada para armazenar a água da chuva do telhado, utilizada para irrigar as culturas. Escultura transparente. A estufa Agrotopia é um volume escultórico e transparente de vidro e aço. A arquitetura consiste em uma construção esbelta que se destaca contra o céu e repousa sobre a base de concreto dos silos. O edifício inteiro consiste em uma estufa tradicional com vidro difuso.
Uso circular de água e energia. Toda a água da chuva coletada na cobertura do edifício é utilizada para irrigar as plantas e a água residual é tratada e reutilizada. O calor residual municipal do incinerador de resíduos Mirom aquece a estufa. Em resumo, a Agrotopia vive em uma simbiose circular com a cidade. Uma nova geração de agricultores da cidade. Agrotopia é a local onde a nova geração de agricultores da cidade será treinada. Eles não somente aprenderão a cultivar legumes de folha e frutas, mas também aprenderão a trabalhar com novas tecnologias hortifrutícolas e modelos de negócios.